Após a conquista do Campeonato Gaúcho, o Grêmio se prepara para o Brasileirão com a expectativa de repetir o bom desempenho de 2023, quando foi vice-campeão. A equipe comandada por Renato Gaúcho mescla experiência e juventude, com destaque para a dupla de ataque Diego Costa e Cristaldo.

O time ainda busca regularidade, como evidenciado na final do Gauchão contra o Juventude. Apesar da vitória por 3 a 1, o Grêmio oscilou durante a partida. Renato Gaúcho terá que trabalhar para que a equipe tenha mais intensidade e erre menos defensivamente.
No ataque, Diego Costa se destacou com seis gols em seis jogos. O experiente atacante, no entanto, precisa provar que pode manter um alto nível de futebol durante toda a temporada. Cristaldo, por sua vez, chega ao Brasileirão como uma das principais armas gremistas. O argentino foi o jogador que mais acertou cruzamentos no Gauchão.
No meio-campo, Villasanti segue como destaque. O paraguaio foi o jogador que mais acertou passes no Gauchão. Pepê também é importante para a equipe, tanto na criação de jogadas quanto na recomposição defensiva.
O Grêmio não precisa ter a posse de bola por mais tempo do que os adversários para alcançar seus objetivos. A equipe de Renato Gaúcho é eficiente nos contra-ataques e nas bolas paradas.
Repetir o vice-campeonato de 2023 não será fácil, mas é possível. O Grêmio precisa ajustar alguns pontos e ter mais regularidade para brigar pelo título. A competitividade do time gaúcho, no entanto, indica que ele estará entre os favoritos ao título.